Entidades ligadas ao trânsito e especialistas do setor encaram as mudanças na legislação sugeridas pelo governo federal como avanços em algumas partes e preocupações em outras. A proposta foi apresentada ao Congresso Nacional em forma de projeto de lei pelo próprio presidente Jair Bolsonaro na terça-feira e tem como principais medidas o aumento da validade da CNH e do limite anual de pontos para motoristas, a retirada da multa para quem não usar cadeirinha para crianças e o fim do exame toxicológico para motoristas.
Algumas alterações figuram entre as mais polêmicas e têm opiniões comuns entre especialistas consultados pela reportagem. É o caso da proposta para o fim da multa para quem deixar de transportar crianças corretamente no banco traseiro, motivo de uma série de posicionamentos contrários. Nos 10 anos em que está em vigor, a exigência da cadeirinha ajudou a reduzir o número de mortes e de acidentes com vítimas envolvendo crianças. Segundo dados da seguradora responsável pelo seguro DPVAT, o número de indenizações por morte de crianças de zero a sete anos caiu 74% em Santa Catarina.